Visão Geral do Moodle

O Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle 

– Visão Geral 

Um Ambiente Virtual de Aprendizagem ou sistema de gerenciamento da aprendizagem (Learning Management System - LMS) é o local onde se encontra o sistema que gerencia um curso a distância. É nele que o aluno pode fazer suas atividades, interagir com os colegas e tutor, ser acompanhado pelo professor ou tutor, ter acesso a textos e diferentes formatos de conteúdos. O ambiente virtual é um software disponível pela Internet que é instalado em um servidor e pode ser acessado através de um navegador (software que permite navegar pelas páginas na Internet), como o Firefox ou o Explorer. O ambiente Moodle reúne recursos que possibilitam o desenvolvimento de atividades de ensino e aprendizagem via Web. Foi desenvolvido para ser utilizado por educadores e permite que o professor ou tutor crie e gerencie o ambiente virtual sem necessidade de uma equipe de tecnologia. Suas características são a facilidade na operação; a possibilidade de registro e recuperação da trajetória de aprendizagem dos participantes; a gestão da participação dos alunos; a interação (professor aluno e aluno-aluno); a autoria pelos professores para publicar e editar seus cursos utilizando diferentes tipos de arquivos como: documentos, vídeos, áudio ou qualquer material digitalizado. É importante ressaltar que o melhor aproveitamento de um Ambiente Virtual de Aprendizagem para um curso a distância parte de um bom planejamento e que a construção desse curso fica mais interessante e motivadora quando utilizamos o máximo do potencial do ambiente. 

Para que isso ocorra, precisamos estar atentos aos seguintes pontos: 

• Seleção dos recursos a serem utilizados com foco no objetivo de utilização de cada um; 

• Realização de testes prévios dos recursos para assegurar-se de seu funcionamento; 

• Clareza e organização das informações do curso; 

• Uniformidade visual da estrutura básica dos tópicos do curso; 

Vale lembrar que esses parâmetros devem ser adotados em todo e qualquer Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

Como nasceu o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Também conhecido como AVA, Ambiente Virtual de Aprendizagem, ele nasceu como um meio de avanço do novo modelo que vem sendo apresentado na educação a distância. Isso porque, com essa nova interação, era preciso que se encontrasse um modo de professor e aluno interagirem, assim como um meio das aulas serem expostas. Foi nesse ambiente que os softwares de aprendizagem a distância surgiram.
Um lugar onde tudo pudesse ser inserido e usado, assim como a interação entre aluno e professor ocorresse de forma simples. Portanto, o AVA nada mais é do que um “local” dentro da internet no qual os cursos a distância e até mesmo os semi-presenciais estão. São como salas de aulas não físicas, que, por conta de algumas plataformas, possibilitam que um aluno que não pode estar ali de forma física aprenda e se especialize em uma área, faça um curso e aprenda novos caminhos a seguir.

Como funciona o Ambiente Virtual de Aprendizagem

O AVA pode ser usado para educação a distância, educação online e também por e-learning, que em um primeiro momento até podem parecer iguais, mas que se analisadas com mais cuidados veremos que têm sutis diferenças. No primeiro caso a educação pode ser feita não só por meio eletrônico, mas também por meio físico, como livros e aulas em vídeos entregues em material para o aluno, assim como CDs. Ele tem como base a distância física entre o aluno e a Instituição de Ensino, mas não precisa ser realizada obrigatoriamente dentro de um ambiente virtual.
Já no segundo caso a internet é obrigatória e pode ser usada de forma assíncrona ou síncrona, usando o modo como aluno e professor interagem. E, por fim, o e-learning tem na educação a distância a internet como suporte, que poderá ser usada em processos de treinamentos de funcionários de empresas, assim como na disponibilização de materiais didáticos, entre outros.
Com isso, podemos dizer que o Ambiente Virtual de Aprendizagem ou AVA funciona da seguinte maneira. 

O primeiro passo consiste na escolha da Instituição de qual plataforma ela pretende escolher, o que preza e o que busca. Por exemplo, maior interação entre alunos-alunos e alunos-professor ou como um meio de oferecer todo o material didático necessário para realização do curso.
Feito isso, a instituição de ensino escolhe o curso que pretende oferecer e o disponibiliza, a plataforma escolhida dá o suporte de acesso aos alunos, que por meio de um login e senha entram no ambiente e vêem o curso que escolheram. Assim como o professor tem acesso para oferecer as aulas, tirar dúvidas, fazer avaliações e interagir com seus alunos.

·         Como funciona o ambiente virtual

·         Exposição de materiais

·         Espaço para interação

·         Acesso por login

·         Controle da evolução dos alunos

·         Quando utilizar o AVA

·         Suporte ao EAD

·         Apoio a atividades presenciais

·         Realização de conferências, seminários e treinamentos

·         Comunidades de aprendizagem

·         Conclusão


Como funciona o ambiente virtual

A sala virtual pode contar com vários materiais. Ela é uma união da parte tecnológica com a pedagógica.
A tecnologia está no fato de tudo estar hospedado em uma plataforma online e de o processo de ensino e aprendizagem envolver o uso de computadores, smartphones e tablets. Já a parte pedagógica está ligada ao que é ensinado. Ao que o professor tem a dizer e também ao rendimento e avaliação dos alunos. O funcionamento do AVA é bastante simples:

Exposição de materiais

É dentro do ambiente virtual de aprendizagem que o professor ou responsável por ensinar irá deixar seus materiais. Podem ser videoaulas, textos, links, animações, slides… Até mesmo as atividades de verificação de aprendizagem estarão dentro do ambiente virtual de aprendizagem.
Essa plataforma permite que você aposte em diversos tipos de linguagem, mídias e recursos. Como tudo acontece online é mais prático trabalhar com formatos diferenciados de material!

Espaço para interação

O ambiente virtual de aprendizagem é também um espaço para interação entre aluno e professor ou entre os próprios alunos. Chats e fóruns geralmente são parte do AVA. O chat pode ser utilizado ao vivo durante um webinar ou videoaula. Assim as dúvidas podem ser respondidas imediatamente pelo professor.
Já o fórum permite a discussão de temas que exigem maior reflexão e que podem ser acessados a qualquer momento.

Acesso por login

A maioria das pessoas que disponibilizam cursos online preferem que seus alunos se cadastrem para ter acesso ao material. Tanto que pouco ou nenhum conteúdo fica disponível para usuários não cadastrados. A ideia é proteger aquilo que você produz. Ao mesmo tempo em que oferece um atendimento personalizado apenas para quem compra ou tem acesso ao seu serviço.
O acesso com login e senha também ajuda a identificar quem está baixando o conteúdo, quando está fazendo isso e se essa mesma pessoa está interagindo em fóruns e chats do AVA.

Controle da evolução dos alunos

É através do AVA que o professor ou responsável pelo treinamento terá um controle de como seus alunos estão evoluindo. Se estão aprendendo mais rápido, se estão com muitas dúvidas ou se estão gastando muito tempo em um único módulo.
Assim é possível notar como está a absorção de conhecimento e também entender o que precisa ser mudado. Se um teste deveria ser realizado em até meia hora e foi respondido apenas pela metade é preciso entender porque isso está acontecendo.

Quando utilizar o AVA

Mas afinal, quando você pode apostar no ambiente virtual de aprendizagem como uma ferramenta de ensino que vai lhe ajudar a transmitir conhecimento a outras pessoas? Vamos analisar situações em que o ambiente virtual de aprendizagem pode ser utilizado:

Suporte ao EAD

Você trabalha com ensino totalmente a distância? Ou seja, oferece apenas cursos que devem ser realizados online? O AVA será uma ferramenta de grande ajuda. Pois você poderá disponibilizar seus materiais, acompanhar o rendimento dos alunos e permitir que eles interajam entre si e com você.

Apoio a atividades presenciais

O AVA também pode ser uma ferramenta de apoio para a sala de aula física. As aulas podem ser presenciais, mas tudo que for complementar e também os testes de aprendizagem se encontram na plataforma de cursos online.
Assim o professor permite que o aluno possa obter conhecimento não apenas dentro da sala de aula como também fora dela, acessando o AVA de seu celular, tablet ou computador.

Realização de conferências, seminários e treinamentos

Empresas e instituição de ensino que precisam realizar conferências, fazer seminários e até mesmo treinamentos também podem utilizar o AVA para tornar o processo mais rápido, dinâmico e menos custoso.
O espaço é destinado apenas aos funcionários ou envolvidos no assunto. O material fica mais organizado e pode ser acessado a qualquer momento pelo funcionário da empresa. Da mesma forma que o fórum ou chat pode ajudar com as dúvidas e permitir uma maior interação com seus colegas de trabalho.

Comunidades de aprendizagem

Geralmente são projetos de escolas que trazem materiais diferenciados e até mesmo pequenos cursos. É algo mais barato ou até mesmo gratuito. O ambiente virtual facilita a comunicação e também interação entre professores e alunos das comunidades de aprendizagem.

Conclusão

O ambiente virtual de aprendizagem, AVA, é muito útil tanto para escolas e criadores de cursos online quanto para as empresas e instituições de ensino.

 



Última atualização: terça, 16 Jun 2020, 11:19